A ESCALA EVOLUTIVA DAS CIVILIZAÇÕES ESPACIAIS

image

A nossa galáxia tem cerca de 13 bilhões de anos. Logo que ela nasceu, não era um local muito propício para o surgimento da vida (as coisas explodiam com muita frequência) mas depois de uns 2 bilhões de anos, começaram a surgir os primeiros planetas habitáveis. Já que a Terra só tem 4 bilhões de anos, é muito provável que houveram bilhões, talvez trilhões, de outros planetas no passado onde a vida pode ter surgido e se desenvolvido.

Mas como seria uma civilização milhões ou bilhões de anos mais avançada do que a nossa? 

No nosso vídeo editorial, falamos da escala Kardashev, que é o padrão usado pelos astrofísicos para classificar essas possíveis (e matematicamente prováveis) civilizações conforme o seu grau de evolução. 

A escala Kardashev utiliza como critério a capacidade de gerar energia, porque quanto mais evoluída é uma civilização, mais energia ela manipula, gera e consome. Assim, quando os cientistas buscam por civilizações alienígenas, eles procuram por sinais que possam indicar grande consumo de energia que possa corresponder às necessidades de 3 tipos de civilização.

Uma civilização do tipo I é uma civilização planetária, capaz de controlar toda a energia do seu planeta. Nós humanos, somos hoje classificados como uma civilização 0.73. Ou seja, ainda não somos uma civilização do tipo I, mas estamos quase lá. Estima-se que até o final do século XXI completaremos essa transição.

image

Uma civilização do tipo II é uma civilização estelar, capaz de armazenar toda a energia da sua estrela. A esfera Dyson, uma megaestrutura construída em torno do sol para capturar toda a sua energia, é um conceito que corresponde a esse estágio evolutivo. 

image

Finalmente, uma civilização do tipo III é uma civilização galáctica, que controla toda a energia de uma galáxia. Seres nesse estágio de evolução seriam como deuses para nós, capazes de acessar portais para outras dimensões.

Supondo que nós, humanos, fossemos capazes de criar colônias espaciais que pudessem sustentar a população local por 1.000 anos, nós poderíamos colonizar toda a galáxia em 2 milhões de anos. A questão é: se existem milhões (talvez bilhões) de planetas habitáveis na Via Láctea e se esses outros planetas começaram a surgir cerca de 7 bilhões de anos antes da Terra (que tem 4 bilhões de anos) então, onde estão os aliens? Clica aqui pra conhecer algumas das especulações mais populares.

image