ONDE ESTÃO ELES?

image

O universo observável tem 90 bilhões de anos-luz de diâmetro. Existem pelo menos 100 bilhões de galáxias. Cada uma delas, tem algo entre 100 bilhões a 1 trilhão de estrelas. Planetas também são extremamente comuns. Só na Via Láctea estima-se que existam 100.000.000.000 de planetas habitáveis, o que significa que há muitas oportunidades para o surgimento e evolução da vida. Se apenas 0,1% dos planetas habitáveis da Via Láctea abrigassem vida, haveria 1 milhão de planetas com vida extraterrestre só na nossa galáxia.

image

Enrico Fermi, prêmio Nobel em física e criador do primeiro reator nuclear, estimou que devem existir 10.000.000.000.000.000 civilizações inteligentes no universo observável. Segundo o cientista, depois de cerca de 2 milhões de anos de progresso tecnológico, uma civilização seria capaz de controlar a energia de toda a galáxia. Mas onde estão os aliens? O universo não deveria estar cheio de naves espaciais circulando por aí? Esse é o paradoxo de Fermi e existem algumas possíveis soluções para o problema.

1) É possível que, no passado, o universo fosse tão hostil que a vida tenha encontrado muitas barreiras para a evolução. Talvez, as condições que viabilizam o surgimento da vida complexa sejam mais recentes e a nossa civilização seja uma das mais avançadas ou talvez a mais avançada do universo.

2) É possível que civilizações com o mesmo nível de desenvolvimento que a nossa sejam muito comuns, mas se autodestruam antes de se tornarem capazes de fazer grandes viagens interplanetárias. Se essa hipótese for verdadeira, a humanidade está próxima de encontrar seu fim. 

3) Talvez exista uma civilização muito mais antiga e avançada monitorando o universo com hostilidade, exterminando outras civilizações inteligentes menos avançadas.

4) Talvez alienígenas super evoluídos tenham visitado a Terra antes da humanidade existir e talvez continuem visitando ou entrando em contato, mas nós não somos capazes de detectá-los.

5) É possível que outras civilizações tenham feito contato com a humanidade, mas que essa informação permaneça em sigilo.

6) Talvez civilizações mais avançadas simplesmente não tenham nenhum interesse em interagir com os humanos. 

7) É possível que não tenhamos encontrado mais ninguém habitando o universo porque procuramos em uma fração minúscula dele. Nossa amostra é muito pequena.

8) Podemos estar vivendo em uma simulação computadorizada e seres extraterrestres podem não ter sido programados nessa simulação. Nesse caso, nossas percepções não corresponderiam à realidade.

image