UM ECLIPSE TOTAL DO SOL E A REVOLUÇÃO DA CIÊNCIA

image

Foi preciso um eclipse total do sol para que as leis de Newton sofressem sua primeira grande modificação em mais de dois séculos. Quando Einstein propôs a teoria da relatividade, se acreditava que o espaço e o tempo fossem absolutos e independentes. Segundo a Relatividade, as três dimensões do espaço se fundiriam com a dimensão do tempo e formariam uma única variedade de 4 dimensões chamada espaço-tempo. A matéria (energia) curvaria o tecido do espaço-tempo a sua volta, sendo a gravitação um efeito dessa curvatura.

Mas Einstein não podia provar sua teoria em laboratório porque, para que os efeitos da curvatura do espaço-tempo fossem visíveis, era necessário observar a luz cruzando o campo gravitacional de um corpo muito massivo, como o sol por exemplo.

image

Em 1919, um eclipse total do sol permitiu que o astrônomo Arthur Eddington testasse a teoria porque as luzes estelares que cruzavam o campo gravitacional do sol seriam visíveis nessas condições, em que a interferência da luz solar é bloqueada. 

Eddington fez suas observações no arquipélago de São Tomé e Príncipe, mas as condições meteorológicas prejudicaram a qualidade das fotografias. Outra equipe veio para Sobral, no Brasil, e pode respaldar o resultado obtido por Eddington na ilha de Príncipe. Confirmada a teoria de Einstein, o conhecimento da humanidade sobre gravitação, cosmologia e astrofísica se expandiram e nunca mais voltaram ao seu tamanho original. :)