PERSPECTIVAS ACERCA DO TEMPO - Feliz 2019!

image

Kane Tanaka é a pessoa mais velha do mundo hoje. No dia 02 de janeiro de 2019, ela completará 116 anos. A data de nascimento de Kane Tanaka está mais próxima da época em que Napoleão governava a Europa do que dos dias atuais. 

As pirâmides do Egito foram construídas há 4.500 anos atrás. O pico do império romano foi há 2.000 anos. Para os romanos, as pirâmides eram tão antigas quanto os romanos são para nós hoje. 

Há 90.000 anos atrás, os neandertais e os homo sapiens coexistiam na Europa.  90.000 anos é, aproximadamente, o tempo que uma nave espacial moderna levaria para alcançar a estrela mais próxima fora do nosso sistema solar.

O Homo Sapiens surgiu a cerca de 200.000 anos atrás. O que chamamos de “Era D.C.” é apenas 1% do tempo de existência da nossa espécie.

Os dinossauros dominaram a Terra por mais de 165 milhões de anos. Isso significa que um T-Rex que viveu há 65 milhões de anos atrás está mais perto de assistir Neil Armstrong pisando na lua do que de ver um Estegossauro vivo. 

Há 3 bilhões de anos, toda forma de vida na Terra era invisível a olho nu. Chamamos o instante que antecede o Big Bang de singularidade, um momento atemporal que não somos capazes de compreender muito bem. A partir do Big Bang, tempo é tudo que há. 

De uma perspectiva cosmológica, o tempo é tão vasto que mal conseguimos concebê-lo. É difícil entender como foi que chegamos aqui e para onde o universo caminha. Uma das poucas certezas que temos é que, de uma perspectiva biológica, o tempo é finito. 

Se você viver 100 anos, 5.200 semanas é tudo que você terá. Se você já viveu 30 anos, sobram 3.640 semanas e, ao final de 2019, restarão 3.588. Você não vai viver eternamente, mas você pode preencher seu escasso tempo com momentos que você desejaria que durassem para sempre. Feliz 2019!